
Dia instituído pela Lei número 11.797/08. Questões históricas justificam a escolha da data para comemorar o Dia Nacional do Vaqueiro. No estado do Piauí, na cidade de União, no dia 29 de agosto de 1944 foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil.
O tipo étnico do vaqueiro provém do contato do branco colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste brasileiro.
O vaqueiro é a
figura central de uma fazenda. Seu trabalho é árduo e contínuo. Passa
grande parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda,
fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas (fonte, rio, lagoa ou
qualquer manancial existente numa propriedade agrícola).
O maior
problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que
ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros. Na época da
migração ele tem que conduzir o gado para lugares distantes na ida e na
volta.
Cabe a ele
ainda reunir os animais nos currais, além de ferrá-los, ou seja,
utilizando um ferro em brasa colocar em cada um a marca do seu dono.
A vestimenta
compõe-se de gibão, pára-peito ou peitoral, perneiras, luvas, jaleco e
chapéu. O gibão é enfeitado com pespontos e fechado com cordões de
couro.
O pára-peito ou
peitoral é seguro por uma alça que passa pelo pescoço. As perneiras que
cobrem as pernas do pé até a virilha são presas na cintura para que o
corpo fique livre para cavalgar. As luvas cobrem as costas das mãos,
deixando os dedos livres e nos pés o vaqueiro usa alpercatas ou
botinas.
O jaleco parece
um bolero, feito de couro de carneiro, sendo usado geralmente em
festas. Tem duas frentes: uma para o frio da noite, onde conserva a lã,
outra de couro liso para o calor do dia. O chapéu protege o vaqueiro do
sol e dos golpes dos espinhos e dos galhos da caatinga e, às vezes, a
sua copa é usada para beber água ou comer.
O vaqueiro usa
sempre um par de esporas e nas mãos uma chibata de couro, indicando que,
se não está montado poderá fazê-lo a qualquer momento.
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