quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UNIVET SAÚDE ANIMAL UM NOVO CONCEITO EM SERVIÇOS PARA VOCÊ CUIDAR DO SEU PET DA FORMA QUE ELE MERECE



TIRANDO DÚVIDAS COM Dra Karolina

1- DRa. Karol, por que meu cachorrinho late tanto?

Pode haver vários fatores... Seu PET fica muito tempo sozinho?SE sim, podemos pensar em Síndrome da Ansiedade da Separação. Deste modo, o cachorro que late muito mostra tristeza, frustração, tédio, angústia e até mesmo amargura. Isto também vale para os que ficam presos o dia todo, que ladram pelo confinamento e os sentimentos são praticamente os mesmos.

2 - Não tem como fazê-lo parar?

Veja bem, não podemos esquecer que a voz do cachorro é o seu latido. Portanto, esta é a maneira dele mostrar a euforia para os seus donos, conversar com os pets da vizinhança, avisar que há pessoas estranhas na porta da casa ou conhecidas, mas que ninguém escutou a campainha tocando, entre muitas outras situações. Então, antes de dar bronca no peludo, avalie se ele está mesmo passando dos limites ou se é do próprio instinto natural dele este comportamento. Afinal, o cão que late muito extravasa suas emoções, porém, este “muito” deve ter seus limites. O normal é que ele lata de vez em quando, não de maneira contínua ou durante a madrugada toda. Se isso estiver acontecendo, é preciso procurar auxílio de um veterinário, que irá avaliar se há algum problema físico ou psicológico com ele e, se for o caso, encaminhar para um adestramento profissional.

3- E se ele tá sem limites, como posso fazê-lo amenizar os latidos para não incomodar os vizinhos, por exemplo?

Para diminuir o barulho de um cachorro que late bastante, o segredo é oferecer atenção ao pequeno, seja fazendo carinho, brincando, dando banho ou qualquer atividade em que ele sinta a parceria do dono. Isto porque as chances dele querer chamar a atenção fazendo toda esta barulheira são enormes e, claro, a partir do momento em que você adota um pet, se compromete a dar a ele todo o amor e o carinho que ele merece.

Outra forma de adestrá-lo é dando bronca com palavras impostas de maneira firme, mostrando-se insatisfeito com tal atitude, mas jamais de forma ofensiva. E nunca recompensá-lo com petiscos ou carinhos pelo silêncio, pois ele deve sentir que este é um hábito obrigatório na sua rotina e não uma brincadeira.

Cachorro que late muito também pode estar com excesso de energia, principalmente os de grande porte. Sendo assim, levá-los para passear e cansá-los deve fazer parte do dia a dia deles. E, por fim, é importante alertar que o clima da família interfere muito no comportamento do animal. Então, caso ela viva em um ambiente de brigas, será nervoso, agitado, o que o fará latir muito. Pense nele e na família toda e busque um lar calmo, que certamente fará todos felizes.

4- Outra coisinha, e para os cães que atacam todos que chegam na casa?

Muitos motivos podem levar o cão a esse estado, mas digo com toda a certeza: A culpa da agressividade NÃO é do peludo.Como eu disse, o clima da família interfere muito no comportamento animal.

Uma das agressividades mais comuns que vejo, é a agressividade por dominância, ou seja, o dono “mima” tanto e dá um carinho tão exagerado ao peludo que ele esquece de impor limites e regras e a partir daí o peludo acha que pode fazer tudo o que quer, inclusive ser o dono do próprio dono. Afeto é muito bom e todo mundo gosta, porém afeto o tempo inteiro tornará o cão extremamente dominante e consequentemente com um nível de “agressividade” elevado.

Seja afetivo com seu cão, sem dúvida, mas imponha regras e limites para que ele entenda quem é o líder. Se o cão conseguir “manipular” o dono e conseguir tudo o que ele quer, ele entenderá que é o mais forte e sendo o mais forte, ele se torna o líder. Fique tranquilo, que você não irá ferir os sentimentos do seu cão mostrando liderança, apenas irá mostrar o que é permitido e o que não é, uma vez que você é o líder, você dita as regras!!

Outro tipo de agressividade é por medo, pois o cão geralmente acaba sendo imprevisível por justamente se sentir numa situação de perigo, de achar que será machucado ou coisa do tipo e acaba atacando o próprio dono ou qualquer outra pessoa ou outros animais. Cães que geralmente ficam muito tempo sozinhos, presos em correntes, não passeiam constantemente, recebem pouco carinho ou atenção e apanham, tendem a ter esse tipo de agressividade.

Portanto amigos, somos nós que ensinamos aos cães se eles serão sociáveis ou não, agressivos ou dóceis e não o cão. O cão, não tem culpa nenhuma de seu comportamento rude ou agressivo. A culpa é do humano que lida e educa ele. Independente se o cão é um pitbull ou um poodle, se ele for bem educado e socializado com regras, disciplina e amor, com certeza será um cão dócil e equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.