KAROLINA GALINDO


Estamos aí nas vésperas das eleições, almejando uma sociedade mais justa, menos corrupta, melhor de se viver... hipocrisia? Talvez! Sempre coloco minha opinião em tudo que escrevo , ou seja, é uma posição minha e individual, não se trata de um pensamento correto, é apenas o que penso. Logo, o que penso é que a sociedade avança, quando também avançam os seus valores e instrumentos legais em proteção à vida: humana e aos animais. Moro atualmente numa região que tem como esporte a vaquejada, que, na minha opinião, trata-se de uma prática, folclore, tradição, no mínimo, arcaicos. Acho um costume local não mais aceito por uma sociedade justa, humanitária e alerta para as denúncias de maus tratos. Enquanto o hoem se diverte tanto o cavalo como o gado sofrem!
Além disso, atualmente, todo mundo consegue comprar cães e gatos a preços mais acessíveis, provenientes de canis e exposições ilegais, ignorando origem, forma de criação, manutenção, sanidade, transporte e exposição. E isso está diretamente ligado ao risco de esses animais serem maltratados ou abandonados, pois esse hábito não promove a posse responsável e limita a prática de adoção.
É importante que você consiga reconhecer as situações consideradas como maus tratos.É fácil! Os animais estão livres de fome e sede? livres de desconforto?, Livres de dor? Possuem doenças ou ferimentos? Estão livres de medo e angústia? Livres para expressar seu comportamento natural? As prefeituras se não tem, deveriam ter ouvidorias e protocolos gerais, onde o munícipe pudesse realizar diferentes tipos de denúncia. SE na prefeitura de sua cidade, você não encontra esse apoio, procure a polícia civil ou mesmo o ministério público.
SE você testemunhar um caso de maus tratos, não se omita! Tente reunir o maior número de informações, incluindo testemunhas, fotos, vídeos, placas de carro, número da casa, nome e outros dados do suspeito e claro,acompanhe o desfecho do caso. Certifique-se que o s órgãos competentes procederam à fiscalização, se foi tomada alguma atitude se houve resolução do caso, incluindo restabelecimento do bem estar animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.