quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DICAS DA DR KAROLINA GALINDO

       Bom dia, pessoal!



Hoje é a vez dos Chow chows, um dos queridinhos daqui de Santa Cruz. Infelizmente, a origem da raça se perdeu no tempo, mas ela está presente na China há centenas, se não milhares de anos. A função original do Chow Chow pode ter sido de cão de caça, farejando e encontrando aves para a nobreza. Uma das características mais típicas da raça é a língua azul, que também serviu como base para seus nomes mais usados na China. O nome Chow Chow foi adotado quando os cães foram levados à Inglaterra com outras importações chinesas no final do século de 1700. O nome deriva provavelmente de um termo que queria dizer bugiganga oriental e curiosidades. Talvez o termo tenha sido usado para os cães porque eles vinham com outras mercadorias em navios de carga. E na verdade os primeiros cães importados eram vistos como uma curiosidade.

Muito versátil, é considerado um valente guardião e defensor da casa, extremamente protetor e pode, com o tempo, mostrar-se excessivamente agressivo em relação às pessoas estranhas ao convívio familiar.Em geral, o Chow Chow apresenta temperamento calmo e tranquilo, porém é um cão reservado, independente, com forte instinto de caça, protetor aficcionado e absolutamente leal ao dono.

O adestramento e a socialização precoce são imperativos para este cachorro, que tende a se tornar teimoso e menos receptivo ao treinamento depois de adulto. Não é uma raça indicada para proprietários inexperientes e que não saibam lidar com seu temperamento forte e, por muita vezes, dominante. O treinamento enquanto filhote ajuda na formação de caráter e no ajuste do cachorro adulto ao convívio com as pessoas. Depois de adulto, o Chow Chow também pode mostrar-se agressivo com outros cães, especialmente os de mesmo sexo. Devem ser socializados o mais cedo possível, e ainda mais os exemplares considerados dominantes, a fim de evitar problemas mais sérios de convivência no futuro.

Por não ter um porte grande e por não necessitar de tanto exercício quanto outras raças de cães, o Chow Chow é considerado um bom cachorro para apartamento, no entanto, precisa gastar sua energia como qualquer outro cão, e neste caso, passeios regulares de são indicados. É um cachorro ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. A cabeça do Chow Chow é larga, apresenta um focinho de tamanho moderado. Seus olhos são escuros, pequenos, preferencialmente de formato ovalado. É permitida uma cor correspondente a da pelagem nos exemplares azuis e fulvos. As orelhas do Chow Chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, o dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.

A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, reta, e pode ser lisa ou áspera, um pouco dura ao tato, com sub pelo suave e lanoso. A cor da pelagem pode ser o preto unicolor, vermelho, fulvo, azul, creme ou branco, frequentemente com nuanças mas sem manchas - sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é, em geral, mais clara.

De porte médio, a altura mínima para a raça Chow Chow é de, cerca de 45 cm, entretanto a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

Em relação à clínica médica, as principais preocupações são em relação ao entrópio,displasia coxo femural,displasia do cotovelo, catarata, distiquíase, PPM, torção gástrica, narinas estenóticas, luxação da patela, alongamento do palato, hipoplasia renal cortical.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.