domingo, 30 de novembro de 2014

Grupo que defende golpe militar é expulso de protesto


Protesto Contra a presidente Dilma e o PT
Na terceira manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff após a reeleição da petista, um grupo que pedia intervenção militar no Brasil teve que ser retirado pela polícia após atrito com o restante dos participantes do ato.
Neste sábado (29), cerca de 600 pessoas, segundo a Polícia Militar, se concentraram no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista (região central de São Paulo).
A confusão começou quando o empresário Ricardo Roque, 44, usou um megafone para pedir a intervenção do Exército no Planalto. Com ele, um grupo de manifestantes levantava cartazes pedindo a volta dos militares -um deles, vendia camisetas e bonés com estampas camufladas por R$ 30 e R$ 15 cada, respectivamente.
Em cima de um carro de som, o cantor Lobão — que decidiu voltar às manifestações pelo impeachment após desistir do ato do último dia 15, por conta dos pedidos de intervenção militar — disse que esse tipo de pauta não é bem vinda no protesto. ‘Essas pessoas aqui são tão alienígenas quanto o pessoal do MST’, afirmou.
Com gritos, a maioria dos participantes do ato pediu a expulsão do grupo a favor da intervenção do Exército. A demanda foi atendida pela PM, que afastou os manifestantes.
‘FRAUDE’
Marcello Reis, fundador do movimento Revoltados Online, que organiza o protesto, disse que o objetivo do evento é mostrar que as eleições presidenciais deste ano foram fraudadas. Ele diz ter ‘provas cabais’ de que a apuração doa votos foi irregular.
‘Tenho parentes que foram votar e, quando chegaram, já tinham votados por eles’, disse.
Segundo ele, o protesto ‘é livre’ e todos têm direito de expressar suas demandas, inclusive os que pedem intervenção militar. ‘Nós estamos vivendo uma ditadura agora.’
O ato ficou, desde as 14h, concentrado no Masp e depois seguiu em direção a Consolação. Um trecho de uma das pistas da Avenida Paulista foi interditado.
‘Somos todos coxinhas’, brincou um membro do Revoltados Online, de cima do carro de som, após a confusão, em referência ao apelido dado a eleitores de direita em São Paulo.
Enquanto isso, um grupo de pessoas fantasiadas de personagens do seriado Chaves circulava pelo vão do Masp, em homenagem ao ator Roberto Bolaños, que morreu nesta sexta-feira (28). (Folha de S.Paulo)

sábado, 29 de novembro de 2014

Chuva ajuda a principal nascente do Rio São Francisco e volta a jorrar água


O chefe substituto do Parque Nacional da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Vicente Faria, afirmou que a situação melhorou depois das longas chuvas na região

A alegria toma conta dos ambientalistas, funcionários e frequentadores do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em São Roque de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Com a chuva que se intensificou na região nos últimos dias, a principal nascente do Rio São Francisco, que fica dentro da área de preservação voltou a jorrar água com um volume expressivo. A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, uma das mais importantes do país, sofreu por causa do longo período de estiagem em 2014, considerado o maior nos últimos 30 anos. 

A comemoração por causa da volta da nascente começou na tarde dessa quinta-feira. Um funcionário foi deslocado para o alto do parque, onde se localiza a nascente, e voltou com a boa notícia. “Estamos tendo muita chuva desde o último domingo na região que ultrapassou uns 200 milímetros. Ontem, mandei um funcionário verificar a nascente e ele voltou dizendo que ela voltou a jorrar água em volume expressivo”, explicou o analista ambiental e chefe substituto da Unidade de Conservação, Vicente Faria. 

Mesmo sendo uma situação que era esperada pelos funcionários, a notícia foi bastante comemorada. “Essa nascente é histórica do São Francisco e ela nunca tinha secado. Isso é muito ruim, porque um dos motivos de criação do parque era a preservação desta nascente. Mas, sabíamos que com a chuva iria voltar, como de fato voltou”, disse Faria. 

Quando a situação da nascente foi descoberta, em setembro deste ano, causou preocupação nas autoridades e ambientalistas. Isso porque, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange 639.219 quilômetros quadrados de área de drenagem. Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) a vazão média é de 2.850 metros cúbicos por segundo, o que equivale a 2% do total do país. O rio tem extensão de 2,7 mil quilômetros. Ele nasce na Serra da Canastra, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, morre aos 85 anos no México

Comediante

Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, morre aos 85 anos no México

Divulgação/SBT
Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, durante entrevista ao apresentador Carlos Massa, em 2011

 
O comediante Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, morreu na tarde desta sexta-feira (28), de parada cardíaca, aos 85 anos. A morte do ator e escritor foi confirmada pela emissora mexicana Televisa, que interrompeu a programação para exibir um especial com os melhores momentos da carreira do humorista.
Emissora de Chaves no Brasil, o SBT emitiu nota oficial e exibiu techo do especial Obrigado Chaves, que estava pronto havia um ano. No especial, a rede contou história de Bolaños. Na nota oficial, o SBT lamentou "a perda do grande artista que faz parte da programação da emissora há 30 anos".
Bolaños vivia isolado em Cancún, cidade litorânea do México, com a mulher, Florinda Meza, a Dona Florinda da série Chaves. O comediante tinha problemas respiratórios e de locomoção, e estava desde o final do ano passado respirando com um cilindro de oxigênio.
Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Bolaños começou a carreira artística em 1953, como redator publicitário para rádio e TV. Redigiu para a dupla de humoristas Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine) antes de ter o seu próprio programa.
Roberto Gómez Bolaños também escreveu para o cinema e recebeu do cineasta mexicano Agustín P. Delgado o apelido de Chespirito, alusão ao escritor inglês William Shakespeare (1564-1616).
Em 1968, ganhou seu próprio humorístico, Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, pela TIM (Televisión Independiente de México). Além de escrever, atuou como Doutor Chapatín e contracenou com três atores que futuramente fariam parte do elenco de Chaves: Maria Antonieta de las Nieves, Ramón Valdés e Rúben Aguirre.
Chapolin estreou em 1970 e Chaves no ano seguinte, ainda como quadros do programa Chespirito. As séries bateram recordes de audiência e viraram programas próprios em 1973. A Televisa tentou contratar Bolaños, mas após a recusa do comediante decidiu comprar a emissora onde ele trabalhava e ampliar a rede.
Os programas de ​Chespirito ficaram no ar durante quase 30 anos ininterruptos no México, e saíram do ar em 1995. Nos anos 1980, Silvio Santos comprou novelas mexicanas da Televisa e recebeu Chaves e Chapolin como "brinde". As séries estrearam no SBT em 1984 e estão até hoje no ar, com até 10 pontos no Ibope da Grande São Paulo.
Leia a nota oficial do SBT:
"É com muito pesar que a direção do SBT confirma o falecimento do ator Roberto Bolaños, o Chaves, na tarde desta sexta-feira (28).  O SBT lamenta a perda do grande artista que faz parte da programação da emissora há 30 anos. O SBT presta uma homenagem ao eterno Chaves , exibindo o especial “Obrigado Chaves”, logo após Chiquititas.
Lamentamos a perda do ator e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Roberto Bolaños".



http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/roberto-gomez-bolanos-o-chaves-morre-aos-85-sbt-exibe-especial-5700


Sargento da Marinha é preso. Ele tinha um arsenal de armas e munição do tráfico


Na garagem de sua casa, em Padre Miguel, foram encontrados 10 fuzis, duas metralhadoras, nove pistolas e mais de 20 mil balas de diferentes calibres

O sargento da Marinha Jerônimo Ronaldo Severino Pereira, 42 anos, foi preso, nesta quinta-feira, por policiais da 6ª DP (Cidade Nova). Na garagem de sua casa, em Padre Miguel, foram encontrados 10 fuzis, duas metralhadoras, nove pistolas e mais de 20 mil balas de diferentes calibres. O material pertence à facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA).
A investigação da delegacia da Cidade Nova sobre o tráfico de drogas do Complexo de São Carlos, no Estácio levou os agentes à casa do sargento. De acordo com a polícia, cabia ao militar esconder o arsenal da ADA que domina as duas comunidades da Região Central e da Zona Oeste. As armas e munição estavam na garagem da casa do sargento, escondido em tonéis, em um fundo falso.

“Ele escondia as armas e munições cada vez que a polícia fazia incursão na favela. Ninguém poderia imaginar que o paiol estaria na casa de um militar. O material estava em ótimo estado, com uma fina camada de óleo, pronto para ser usado, ou seja, guardado de forma profissional, o que nos leva a crêr que ele, com os conhecimentos que têm, poderia também fazer a manutenção do armamento”, detalhou o delegado titular da 6ª DP, Antenor Lopes.
O militar foi indiciado por porte ilegal de arma, além associação para o tráfico de drogas. A polícia agora quer descobrir se ele também era responsável pelo treinamento de soldados do tráfico, em razão de seu conhecimento de exercícios de guerra.

“Ele admitiu que errou, mas disse que foi seduzido pelo dinheiro que os traficantes ofereceram para guardar o armamento. Dívidas de jogo, com bebidas e noitadas teriam levado ele a isso”, relatou o delegado. (Agência O Dia)


Romário apresenta projeto de lei contra ''carteirada''


O deputado federal Romário Faria (PSB-RJ) apresentou nesta semana um projeto de lei que torna crime a prática da “carteirada” – prevendo de um a três anos de prisão para agentes públicos que se aproveitarem do cargo para deixar de cumprir uma obrigação ou para obterem vantagens indevidas. O projeto 8152/2014 também prevê a suspensão da função pública quando comprovado o abuso, segundo informa Mel Bleil Gallo, no blog Poder Online.

De acordo com o deputado – que foi eleito senador nestas eleições – a iniciativa busca evitar casos como o da agente de trânsito do Rio de Janeiro Luciana Silva, condenada a pagar danos morais por dizer para um magistrado que “juiz não é Deus”. Na ocasião, o juiz João Carlos de Souza Correa dirigia uma Land Rover sem placa nem documentação e deu voz de prisão à agente por desacato.

Em 2012, porém, Romário foi alvo de críticas por vizinhos de condomínio no Rio de Janeiro por ter supostamente usado a condição de parlamentar para levar adiante uma festa de ano novo fora do horário combinado entre os moradores.

Operação Terra Prometida da Polícia Federal deve prender mais ladrões do Colarinho Branco, desta vez, 80 fazendeiros entre outros


A Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Prometida para combater esquema de venda ilegal de lotes distribuídos por meio de reforma agrária no Estado de Mato Grosso.
Os federais estão cumprindo nesta última quinta-feira, dia (27), 52 mandados de prisão preventiva, 146 de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde, todos em Mato Grosso. Há investigados também nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A operação, que conta com cerca de 350 policiais federais, investiga crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, fraudes em documentos, e corrupção ativa e passiva. O inquérito foi instaurado em 2010 e, entre os alvos, estão oito servidores públicos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mulher espancada por traficante em vídeo não resiste e morre em hospital


O espancamento que resultou na morte de Keity Azeredo da Silva, de 21 anos, foi visto por milhares de pessoas. Ela é a mulher que aparece num vídeo de tortura compartilhado na internet há duas semanas. A identificação foi feita pela Divisão de Homicídios, que encerrou nesta última quarta-feira, dia (26), o inquérito sobre o assassinato com a prisão do traficante Gabriel Souza dos Santos, o Maradona, na terça-feira, dia (25).

— O que se vê no vídeo é apenas parte da tortura. Ela continuou apanhando e morreu de traumatismo craniano. Keity namorou um rapaz de uma facção rival à do Morro da Dita (Rio do Ouro, em São Gonçalo) e a ordem partiu de um presídio em Bangu — explicou o delegado Wellington Vieira.
Moradora da Dita, ela foi espancada na Favela da Linha, entre 3 e 4 de fevereiro. Antes, teve o cabelo raspado. Ela não resistiu e morreu no Hospital Geral Alberto Torres, no Colubandê, no dia 5 do mesmo mês.

O espancamento foi ordenado por Alex Pereira, o Drill, da cadeia. Um menor e Marcos Vinícius de Campos, o Sombra, foram capturados antes de Maradona, que chefiava o bando.

Filmagem de castigos é comum na região: Traficantes do Jóquei e Rio do Ouro, em São Gonçalo, estão sendo investigados por sessões de tortura. As vítimas seriam membros de facções rivais e até delatores. As cenas de violência são filmadas e os vídeos, disseminados na internet. No caso de Keity, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República chegou a pedir agilidade na apuração do caso.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Governo de Pernambuco paga 13º salário dos servidores nos dias 11 e 12 de dezembro


O 13º salário dos servidores públicos de Pernambuco será pago nos próximos dias 11 e 12 de dezembro e os 225 mil servidores do Estado receberão R$ 710 milhões. O primeiro dia será para pagamento dos aposentados e pensionistas e na segunda data receberão todos os trabalhadores na ativa. O Governo de Pernambuco também irá antecipar o salário do mês de dezembro para os dias 22, 23 e 24; injetando outros R$ 740 milhões na economia às vésperas do Natal.

Já os salários do mês de novembro, orçados em R$ 730 milhões, foram confirmados para os dias 26, 27 e 28 deste mês. O Estado paga primeiro os aposentados e pensionistas, depois os profissionais da Educação e, por fim, os demais servidores. No total, contando com o 13º salário, o Governo de Pernambuco vai injetar R$ 2,1 bilhões na economia pernambucana em um período de menos de 30 dias.

Essa é a oitava vez seguida em que o Palácio do Campo das Princesas antecipa o pagamento do 13º salário e da folha salarial de dezembro, desde a posse do ex-governador Eduardo Campos. De acordo com o governo, não foi necessário fazer nenhum remanejamento de recursos para pagar os servidores.

Durante a apresentação para a imprensa realizada nesta terça-feira (25), os secretários da Fazenda, Décio Padilha, e de Administração, José Francisco Neto, ressaltaram o “grande esforço” para a realização dos pagamentos. Questionado pelo Blog de Jamildo, o governador João Lyra Neto (PSB) afirmou que esse esforço se deve ao fato de o governo economizar recursos ao longo do ano para pagamento do 13º salário.

O secretário da Fazenda, Décio Padilha, classificou 2014 como um ano difícil e ressaltou o papel do governador João Lyra como um “gestor técnico” das contas públicas estaduais. Ele também afirmou que, em todo o País, cerca de 17 estados estão tendo dificuldade de fechar as contas de 2014 e, desses, 12 estão com problemas para pagar o 13º salário dos servidores.

DESPESA COM PESSOAL – Também durante a apresentação desta terça, Padilha informou que o comprometimento do Governo de Pernambuco com pagamento de pessoal é equivalente a 44,9% da receita do Estado. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece como 46,55% o limite prudencial e como 49% o limite máximo; acima do qual o estado pode, inclusive, ter que demitir servidores.

Hoje, Pernambuco gasta cerca de R$ 8,3 bilhões líquido com o pagamento de pessoal e outros R$ 4,8 bilhões com custeio da máquina. Os valores de investimento ainda estão sendo fechados. Segundo o Palácio do Campo das Princesas, esse número está abaixo de estados como Paraná, Santa Catarina e Bahia, por exemplo, que comprometeriam até 49% de sua receita com o salário dos servidores.

STF arquiva pedido de inquérito do PT contra a Veja


 
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou pedido de abertura de inquérito feito pelo PT contra a revista Veja. O partido pedia investigação sobre vazamento do depoimento de Alberto Youssef, que teria dito que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam de todo o esquema de corrupção.
 
De acordo com o colunista Josias de Souza, o PT também pedia a oitiva do repórter da matéria e acesso à íntegra do depoimento, 
pedidos também arquivados. Ainda conforme o colunista, as declarações atribuídas a ele pela revista teriam sido feitas em depoimento à Justiça por meio de acordo de delação premiada, sob segredo de Justiça.
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se a favor do arquivamento do caso em parecer ao STF.
Ele argumentou que não se sabe se o responsável pelo vazamento tem foro privilegiado, ou seja, deve ser julgado pelo STF. (Diário do Poder)

Vertentes PE: homem sofre acidente e ao ser socorrido atacou os policiais que o ajudava



Durante á tarde desta terça - feira (25), policiais civis, trafegavam pela PE-90, quando avistaram uma moto caída no chão e ao se aproximarem se depararam com um acidente de moto no trevo próximo ao posto Sanharão. Ao parar para socorrer a vítima, o Sr. Jorge Antônio da Silva, de 40 anos, residente no Sítio Junco, zona rural de Vertentes. Os policiais ao pararem para prestarem atendimento a vítima, os mesmos foram surpreendidos com a reação vinda por parte da vítima. O homem embriagado de cara o mesmo se negou a ser atendido pelos mesmos e ao mesmo tempo tentou fugir dos policiais, que o perseguiram e logo o capturado facilmente devido o alto índice de embriaguez. Os policiais também acionaram a unidade do SAMU, pois a vítima apresentava um ferimento profundo no lado esquerdo da face.
Com a chegada do SAMU ao local, houve uma verdadeira luta para conter a vítima, que resistia e se debatia muito para não ser atendido e nem levado para o hospital. Tamanho foi a luta que ao resistir ao atendimento, na hora de coloca-lo na viatura da Unidade Móvel de Saúde, o homem ao se debater e se recusar chegou a ferir um dos policiais civis, que chegou quebrar um dos dedos da mão, mas mesmo assim ele foi levado ao Hospital de Vertentes. Após ser atendido pela equipe médica de plantão na unidade hospitalar, e assim feito todos os procedimentos de primeiros socorros, o homem aproveitou a ausência dos enfermeiros, fechou a porta do setor de urgência e pulou pela janela lateral, sendo capturado, mais uma vez, do lado de fora da unidade hospitalar. Foi dado voz de prisão à vítima e o cidadão que reside no junco foi encaminhado para a delegacia de Vertentes, de lá seguiram com o mesmo para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe e de lá o mesmo foi encaminhado direto para o presídio Juíz Plácido de Souza em Caruaru.
Fotos: Agreste Notícias Texto: Vertentes Notícias.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mulher comete suicídio em Jataúba


Depressão faz mulher cometer suicídio na zona rural


JATAÚBA: O fato aconteceu nesta segunda-feira (24), por volta do meio-dia quando a senhora Ana Paula da Silva Caetano Souza, de 27 anos, tirou sua própria vida por meio de enforcamento cometido em um compartimento que funciona como dispensa na residência onde residia desde que casou com o popular Jaciel de Zé Caetano, no sítio Riacho do Jacu, que fica a pouco mais de 5 quilômetros de Jataúba. "Xuxa" como era carinhosamente chamada por familiares e amigos, vinha lutando contra uma forte depressão, que vinha deixando-a sem estímulo, e a sua família estava unida para ajudar a jovem mãe a superar a doença. Ela ontem (23) esteve prestigiando uma partida de futebol que aconteceu no campo da comunidade, visitou amigos e almoçou na casa de um cunhado em Jataúba, estando em todos estes momentos acompanhada pelo esposo Jaciel.

O psiquiatra que cuidava dela havia alertado a família para não a deixar sozinha, e mesmo diante deste quadro, Xuxa prometia a toda a família que jamais tiraria sua própria vida. O casal teve uma história de convivência em praticamente toda trajetória, já que os dois têm praticamente a mesma idade, sempre foram vizinhos, estudaram na mesma escola, brincaram quando crianças, namoraram, casaram e só a morte os separou. A convivência do casal era das melhores possíveis e nunca houve discussão entre eles.








Fonte: Blog do Elisberto Costa

Filho de Alexandre Garcia, da Globo, é encontrado morto em Brasília


Um dos mais conhecidos e repeitados jornalistas do Brasil, o comentarista da Rede Globo, Alexandre Garcia, está passando por um delicado momento em sua vida pessoal.

Gustavo Nunes Garcia, filho do jornalista com uma arquiteta, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (23), em Brasília.

Aos 27 anos, ele estava sem vida no Bloco C, onde morava com a mãe. Ainda não existem informações concretas sobre o caso, já que Gustavo era um garoto muito discreto, segundo depoimentos preliminares.

De acordo com a revista Veja, um inquérito foi aberto para investigar as causas da morte. A Polícia Militar do Distrito Federal trabalha com a hipótese de suicídio, já que Gustavo não teria saído de casa.

O rapaz morava com a mãe na Asa Norte da capital federal. O velório e o sepultamento aconteceram na tarde de ontem, em Brasília, e foi reservado apenas para a família.

Por conta desta perda, Alexandre Garcia ganhou alguns dias de folga da Globo para se recuperar.

Além disso, ele não fará os comentários semanais que são distribuídos para rádios de todo o país, em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. (Uol)

Definidos os grupos da Copa América de Futebol 2015; veja quem Brasil encara



O sorteio da Copa América 2015 foi realizado na noite desta segunda-feira, no Chile, e a seleção brasileira, que está no grupo C da competição, irá reencontrar a Colômbia, rival das quartas de final da Copa do Mundo. Peru e Venezuela também estão na sua chave. Os ex-jogadores Elias Figueroa, Iván Zamorano, Carlos Gamarra e Léo Rodríguez foram os responsáveis pela definição dos grupos. No Grupo A, o anfitrião Chile terá pela frente o México, Equador e Bolívia. No Grupo B, a competição terá o clássico entre Argentina e Uruguai, além de Paraguai e Jamaica. A Copa América acontece do dia 11 de junho a 4 de julho de 2015. Os 12 participantes foram divididos em três grupos, e os dois primeiros de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final. Chile e Equador vão fazer a primeira partida do torneio. O Brasil começará a disputa contra o Peru, no dia 14 de junho, em Santiago.

Comissão aprova texto final de projeto que abandona a meta fiscal


Confusão entre manifestantes antes da reunião da Comissão de Orçamento do Congresso para votar proposta que abandona meta fiscal de 2014 (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta segunda-feira (24) o texto final do projeto de lei que autoriza o Executivo a economizar menos para pagar os juros da dívida pública, que é o chamado superávit primário. A proposta foi votada após aprovação do texto-base da matéria, seguida da rejeição de todos os 39 destaques (trechos que alteram o teor do projeto otiginal).

A matéria segue agora para análise do plenário do Congresso Nacional, que tem a próxima sessão marcada para esta terça-feira (25). Antes de votar o projeto da meta fiscal em plenário, os deputados e senadores ainda precisam analisar 38 vetos presidenciais e quatro projetos de lei que trancam a pauta.

O projeto permite ao governo abater da meta fiscal os gastos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as desonerações tributárias concedidas ao longo do ano. Na prática, o governo poderá fechar o ano até com deficit nas contas públicas. Os oposicionistas acusam o governo de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal ao mudar a meta fiscal, fixada inicialmente em R$ 116,07 bilhões, para conseguir fechar as contas em 2014.

Ao final da sessão, o relator do projeto, senador Romero Jucá, negou que a aprovação na comissão representasse uma “vitória do governo”. Para ele, representa uma “vitória da razão”. “Temos que ajustar as contas públicas. Temos que ter a LDO sintonizada com a realidade da economia de 2014 e preparando a economia de 2015. Na verdade, aqui não é uma disputa entre oposição e governo. A minha posição é uma posição técnica”, disse.

Número de doadores de sangue regulares aumenta no Brasil


O número de doadores de sangue fidelizados no Brasil – aqueles que doam com regularidade, aumentou, mas continua longe do ideal. O alerta é de especialistas neste Dia Nacional do Doador do Sangue, celebrado hoje (25). Para o biólogo molecular da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, Eduardo Levy, a melhora da instrução e mais informações podem explicar o aumento. “Cerca de 60% dos doadores aqui [Fundação Pró-Sangue] são doadores que vem de forma altruística e com regularidade. Mas em alguns países, como na Inglaterra esse percentual chega a 100%”, contou ele. Por outro lado, o biólogo lamenta que a sociedade esteja cada vez mais individualista, sobretudo, os jovens e teme que os números voltem a cair. “Precisamos de campanhas e de educação nas escolas que combatam o egoísmo e ressaltem a importância de termos uma sociedade solidária. O sangue só vem de um ser humano, não existe sangue artificial e dependemos dos doadores”, completou o médico. O gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), Fábio Lino, lamentou que o mais comum entre os brasileiros ainda seja a doação a parentes e conhecidos em situações de emergência. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que 5% da população de um país doem sangue regularmente para manter os estoques de sangue dos hemocentros. No Brasil esse percentual está entre 2% a 2,5%”, disse ele. “As campanhas ajudam pontualmente, mas falta conscientização. Falta essa cultura de perder um dia da vida para tentar ajudar o próximo doando sangue.”O diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), hematologista Dante Langhi Jr, compartilha da opinião dos colegas. Ele deu o exemplo do trabalho de conscientização com os doadores específicos, como os de plaqueta. “Como esse doador é contatado muitas vezes pelos serviços e a conscientização é mais efetiva, vimos um aumento desse número de doadores nos últimos anos”, comentou. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Os especialistas também elogiaram o uso do teste de ácido nucleico (Teste NAT) no sistema de saúde público que aumenta a segurança das transfusões de sangue. A utilização do NAT nos bancos de sangue tornou-se obrigatória há um ano no país. Ele é o único capaz de detectar a presença do vírus do HIV, da Hepatite C e da Hepatite B no organismo entre o dia da contaminação por vírus e o momento de sua manifestação no organismo (janela imunológica). 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lula diz que jornalistas deveriam "falar com a Polícia Federal"


O ex-presidente Lula (PT) disse para os jornalistas "falarem com a Polícia Federal" depois de ser questionado a respeito da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem e desvio de verbas envolvendo políticos, donos de empreiteiras e a Petrobras.

A declaração de Lula foi dada durante um evento realizado pela hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), "[tem que] falar com a Polícia Federal", declarou o petista, que não quis dar entrevista.  

Ex-jogador Oscar Schmidt é vaiado e xinga plateia em palestra em Caruaru


O ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira Oscar Schmidt, de 56 anos, foi vaiado durante palestra realizada no último domingo (16) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Mais de dois mil alunos de uma faculdade particular do Interior pernambucano estiveram presentes no evento realizado em um shopping center da cidade. A palestra repercutiu negativamente nas redes sociais. O jogador foi alvo de críticas.

De acordo com Marcos Ferreira, aluno de educação física, que esteve na palestra, o ex-jogador foi “grosseiro com o público” e não estaria preparado para realizar palestras. “Nós tivemos que passar por momentos constrangedores. Ele começou a falar vários palavrões desnecessários, foi mal educado com as pessoas. As pessoas que foram para admirar e ouvir a história dele começaram a vaiar. Ninguém estava acreditando naquilo. Mais de 500 pessoas abandonaram a palestra antes da metade”.

Ainda segundo Marcos, Oscar começou a ficar irritado por causa de uma falha no sistema de som do evento. “O microfone sem fio dele estava dando interferência e ficava fazendo um barulho. Ofereceram outro microfone para ele, mas ele disse que não usava aquele tipo porque era microfone de amador. Enfim, eu fui ver um exemplo, esperando levar ensinamentos para minha vida profissional, e saí com uma sensação terrível. Ele disse que sairia com uma má impressão de Caruaru, mas ele que destruiu tudo que nós pensávamos sobre o atleta”.

Fim do mundo: Padre é preso com 170 Kg de Maconha dentro de Igreja em PE


O padre Mario Roberto Gomes, responsável pela igreja do bairro de Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, foi preso em flagrante por volta de 22:00 desta quinta-feira juntamente com uma mulher e um homem, que não tiveram, os nomes relados com cerca de 170 quilos de maconha.
Além dos 170 quilos de maconha, que estavam escondidos dentro da igreja, policiais do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam um revolver calibre 38 e uma carteira de autoridade eclesiástica.
 
na boca do povo 

Deputado 'mais rico do Brasil' diz ser pobre e pede para não pagar R$ 910


A Justiça negou o pedido de benefício de assistência judiciária integral e gratuita feito pelo deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB). O deputado estava respondendo a um processo judicial, foi condenado, e deve arcar com todos os custos do processo que inclui, por exemplo, o pagamento de honorários dos advogados das partes envolvidas. Contudo, Kaefer, o deputado federal mais rico eleito em 2014, disse à Justiça que não tem como pagar as custas, no valor de R$ 910.
De acordo com a decisão publicada nesta última quarta-feira (19), o deputado não se manifestou dentro do prazo estabelecido e também não comprovou que o pagamento das custas causaria desequilíbrio financeiro ou atingiria a manutenção das necessidades da família.
A juíza da 1ª Vara Cível de Cascavel, no oeste do Paraná, Gabrielle Britto de Oliveira, indeferiu o pedido afirmando que Kaefer usou de má fé, já que ele é um dos proprietários de uma empresa frigorífica com filiais em vários estados. “Não é crível que o embargante [Alfredo Kaefer], com patrimônio declarado com mais de 100 milhões de reais, teria sua situação financeira abalada pelo pagamento das custas do processo. Seria, no mínimo, total falta de bom senso acreditar nisso”, escreveu na decisão.
Kaefer tem o prazo de dez dias após o recebimento da notificação, para pagar, em até dez vezes, as custas do processo. O G1 entrou em contato com Kaefer, mas ele disse não ter sido notificado sobre a decisão.

Candidatos são eliminados do concurso da PMPE devido à idade deles


Mais uma polêmica envolve o concurso público para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), realizado em 2009. A publicação de uma lista de 3,5mil aprovados na primeira fase do certame no início da semana, fato comemorado por muitos concurseiros, deixou 318 candidatos indignados. O nome deles estava fora da lista de convocados a confirmarem participação nas demais fases do processo seletivo. O argumento usado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) é de que eles teriam descumprido a cláusula que determina a idade máxima para participação na seleção: 28 anos completos até o último dia de inscrição no certame. 

Em protesto, aproximadamente 100 pessoas se dirigiram até a sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), na Área Central do Recife, durante o plenário da tarde desta última quarta-feira (19). Eles reivindicaram, de maneira pacífica, o direito de participar das demais fases do certame, pois teriam “28 anos e alguns dias” quando realizaram o cadastro na seleção. De acordo com o tenente-coronel Geová Barros, da Gerência de Integração e Capacitação da SDS, essa não é a interpretação administrativa. “Se tem 28 anos e um dia, já não é mais 28 anos completos. Administrativamente, o entendimento é esse, por isso eles foram eliminados”, ratificou o coronel.

De acordo com o advogado do grupo, Sandro Pereira, a justificativa dada pela Secretaria é equivocada e infringe, inclusive, jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE). "De acordo com a legislação, o participante deve ter 28 anos no ato da inscrição. A jurisprudência do TJPE entende por ‘28 anos completos’ quem tem essa idade até completar 29, ou seja, até um dia antes da data de aniversário de 29 anos”, argumentou o jurista. Ele afirma que vai entrar com Mandado de Segurança com um pedido de liminar para que tais candidatos possam realizar as demais etapas. De acordo com um dos candidatos, Klebson André da Costa, em julho deste ano, a própria SDS teria publicado em sua página na Internet uma lista com 2mil nomes. “Nosso nome estava nessa lista. Agora, não está mais”, declarou Klebson. (Blog dos Concursos)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Advogado diz que não se faz obra no país sem pagar propina! Cinismo? Não! É apenas uma verdade. E aí?



Pois é… Vamos ver. Mário de Oliveira Filho, advogado do lobista Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano, fez uma afirmação perturbadora. Disse ele: “O empresário, se porventura faz alguma composição ilícita com político para pagar alguma coisa, se ele não fizer isso, não tem obra. Pode pegar qualquer empreiteirinha e prefeitura do interior do país. Se não fizer acerto, não coloca um paralelepípedo no chão”.

Que coisa! Não sei se é um bom caminho para a defesa. Talvez o mais prudente, se é para confessar ilícitos, seja o acusado tentar a delação premiada e contar tudo o que sabe. Notem: na prática, doutor Oliveira Filho está admitindo que crimes foram cometidos, mas com um diferencial: ele sugere que seu cliente fez o que todo mundo faz. Sabem o que é mais triste? Sabem o que é melancólico? Ele está falando a verdade.

A corrupção é uma questão de caráter, de indivíduos? Claro que sim! É preciso haver disposição subjetiva para cometer crimes. Mas também remete a uma cultura, e a nossa é tolerante, infelizmente, com a mistura entre o público e o privado. A coisa vem de longe, como demonstra Raimundo Faoro em “Os Donos do Poder”. Como demonstra Sérgio Buarque de Holanda em “Raízes do Brasil”. Cultura, no entanto, é uma construção, não uma natureza. E pode ser mudada.

Ora, se é verdade, e é, que os negócios estão sujeitos à interferência política, estamos diante de uma evidência importante: quanto mais estado houver na economia, quanto mais o poder público estiver presente em atividades que dizem respeito à sociedade, quanto mais as obras estiverem sujeitas à interferência de criadores de dificuldades que vendem facilidades, então maior será a corrupção.

Projeto de Lei quer aumentar licença-maternidade para um ano


A Comissão Especial da Primeira Infância discutiu ontem (19), pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância. Um dos pontos polêmicos do dispositivo é o aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês. Para o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), este é um ponto importante, mas que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão. “Não será um gasto a mais para as empresas, é um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou. O projeto foca em um conjunto de ações para o inicio da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções publicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver. Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado. Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos. É na primeira infância, segundo ele, que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável. Segundo o relator, deputado João Ananias (PCdoB-CE), o projeto deve ser votado no dia 2 de dezembro, na Comissão Especial da Primeira Infância. O dispositivo altera a Lei 8,069 - o Estatuto da Criança e do Adolescente. (Agência Brasil)

Mega-Sena acumula e pode pagar de R$ 135 milhões no sábado


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.654 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (19), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (22) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 135 milhões. As dezenas sorteadas foram: 07 - 16 - 33 - 42 - 50 - 58

A quina teve 249 acertadores e cada um vai levar R$ 34.739,50. Já a quadra pagará R$ 630,73 para cada um de seus 19.592 ganhadores. A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Brasileiros deixam de buscar trabalho e reduzem taxa de desemprego


Samira Marcela Roman é uma das pessoas que ajuda a manter em baixa as estatísticas de desemprego no país. Mas não porque ela trabalha e, portanto, faz parte da população ocupada no país. A arquiteta e urbanista de 34 anos está há mais de 2 anos fora do mercado de trabalho por opção – e como não procura emprego, ela não é considerada desempregada. Samira quer trabalhar em algo que realmente desperte sua paixão, e enquanto isso não acontece, vive com a renda deixada pelo pai que já morreu e com a ajuda da mãe, que é professora aposentada e trabalha como diretora em uma escola para deficientes.

A taxa de desemprego de 4,7% em outubro foi a menor para o mês desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Segundo o instituto, os índices mostram que o principal responsável pela redução do desemprego é a redução da procura por trabalho – e não o aumento da ocupação. Assim, o índice de pessoas desocupadas caiu porque as pessoas estão adiando a procura ou desistiram de buscar emprego, de acordo com o IBGE.

Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos morre aos 79 anos


O ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, morreu aos 79 anos na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. A informação foi confirmada pela família. Segundo o boletim divulgado ontem, ele teve uma decompensação de fibrose pulmonar. Desde o mês passado, o ex-ministro apresentava tosse e um pouco de fraqueza. Na semana passada, ele fez uma viagem de trabalho aos Estados Unidos, e na volta apresentou um quadro de embolia, que chegou a afetar seu coração.
Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele era formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1958 e atuou na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.
 
Durante o julgamento do mensalão, Bastos defendeu ex-dirigentes do Banco Rural e entrou com reclamação contra o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, questionando o fato de Barbosa não ter levado pedidos da defesa dos réus para análise do plenário do STF.  O advogado atuou também na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a 37 vítimas.
 
Em  1990, após a eleição do presidente Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores como encarregado do setor de Justiça e Segurança.  Em 1992, participou ao lado do jurista Evandro Lins e Silva da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.
 
É fundador do movimento Ação pela Cidadania, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e Dom Luciano Mendes de Almeida. É fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Efeitos colaterais do bolsa família


Entre os programas de inclusão social do Governo Federal, sem dúvida alguma se destaca o Bolsa Família. É inegável o benefício que o Programa trouxe para muitos brasileiros. Segundo a própria Presidente, 14 milhões de famílias, o que corresponde a 56 milhões de pessoas estão sendo assistidas pelo Bolsa. É uma ajuda considerável. Para quem não tinha nada, R$100,00; R$200,00 reais ou coisa que o valha, fazem uma grande diferença. Com o auxílio, as pessoas estão podendo adquirir alguns bens, estão podendo se alimentar melhor, já podem até comprar alguma vestimenta, e podem conseguir coisas que sem a ajuda governamental, nem sonhar com elas podiam. Entretanto, como qualquer medicamento, o Bolsa Família tem seus efeitos colaterais.
Efeito colateral é aquele efeito diferente daquele considerado principal por um fármaco. Por exemplo, medicamentos indicados no tratamento de portadores do HIV, proporcionam uma melhor qualidade de vida ao paciente (efeito principal), porém, podem causar alguns efeitos colaterais, como: diarreia, vômitos, náuseas, entre outros.

Anvisa alerta para presença de substâncias proibidas em suplemento


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem (18) um alerta aos consumidores sobre a constatação da presença de medicamentos no suplemento alimentar Mayhem. “O produto não está regularizado no Brasil, mas eventualmente, pode ter sido importado para uso pessoal”, destacou a agência. Em nota, a Anvisa informou que recebeu uma notificação emitida pelo órgão norte-americano de alimentos e medicamentos (Food and Drugs Administration – FDA) sobre o recall do suplemento dietético Mayhem, fabricado pela empresa Chaotic Labz. O motivo foi a detecção das substâncias medicamentosas dexametasona e ciproeptadina, não declaradas no rótulo do produto. O dexametasona é um corticosteroide usado no tratamento de condições inflamatórias e o uso pode levar à dificuldade do organismo em combater infecções e causar aumento do nível da glicemia, danos musculares e distúrbios psiquiátricos. Quando usado por longos períodos ou em altas doses, o medicamento pode provocar problemas na glândula adrenal e causar sintomas de abstinência com a interrupção abrupta. A ciproeptadina é um anti-histamínico que pode provocar sonolência e afetar a agilidade mental. Além disso, segundo a Anvisa, os medicamentos presentes no produto Mayhem podem causar sérios efeitos colaterais quando combinados com outros produtos. A agência ressaltou ainda que o suplemento contém em sua lista de ingredientes extratos vegetais, cuja segurança não foi avaliada, sendo considerado, portanto, irregular, de acordo com a legislação sanitária brasileira. Por se tratar de um produto comercializado internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição, a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam uso dele, já que não atende à legislação do país, particularmente sobre a avaliação de segurança. O produto é comercializado na internet e também pode ser adquirido por meio da importação direta. (Correio)