Em meio a polêmica, prefeitura realiza solenidade para inauguração de motolância
Três técnicos de enfermagem se revezarão no uso do equipamento que atenderá somente o município. Fotos: Thonny Hill e Jefferson Lulu.
Na tarde desta quarta-feira (07) foi realizada a solenidade de inauguração do serviço de motolância, na base do Samu, em Santa Cruz do Capibaribe.
O serviço consiste em uma equipe formada por 03 técnicos de enfermagem treinados e uma motolância, juntamente com diversos equipamentos médicos para serem utilizados em ocorrências que necessitem de maior agilidade na chegada ao local e realização dos primeiros socorros.
“Essa moto foi entregue em 05 de novembro de 2009 pelo Ministério da Saúde e a gestão anterior tinha o compromisso, até firmado no termo de doação, de que, com 30 dias, teria habilitar essa moto. Isso significa emplacar e montar a equipe capacitada para fazer o atendimento e, assim, implantar o serviço, mas isso não foi efetuado”, citou.
Breno chegou a relatar que, no começo do atual governo, o Ministério da Saúde solicitou que a motolância fosse devolvida, fato que, segundo ele, só não foi feito graças a muita insistência para que toda a documentação e montagem da equipe, incluindo o custeio com a capacitação, fossem efetuadas, mantendo assim a motolância no município.
Para Edson Vieira, repercussão negativa da solenidade foi causada por erro de digitação no convite
Em entrevista concedida ao blog, o prefeito Edson Viera (PSDB) destacou a importância do serviço, no tocante a melhoria do atendimento as vítimas e aumento das chances de sobrevivência daquelas com maior gravidade.
Além disso, o prefeito ressaltou que, mesmo as ambulâncias atendendo a 11 municípios, todos os custos com manutenção e equipamentos fica a cargo somente do governo municipal, sem outras contrapartidas de vizinhos.
“Isso é algo muito diferente, aqui não está se fazendo uma festa e sim entregando a população um patrimônio, uma motolância que vai servir e salvar vidas. No (evento de inauguração do) semáforo, fizeram uma festa, colocaram uma banda… Fizeram um maior carnaval de um semáforo. Aqui é a entrega de um equipamento, de uma motolância que vai servir a população mais carente e mais pobre”, citou.
Edson citou que a má repercussão que foi atribuída ao evento se deu, segundo ele, por conta de um erro de digitação no convite feito em nome da Secretaria de Saúde, que falava sobre a inauguração da referida motolância.
“Essa celeuma se deu por conta de um erro que houve no convite, dizendo que era a inauguração de uma moto. Oras?! Não era a inauguração, era a entrega de uma motolância. Não se viu o trabalho que isso vai ser revertido, não se viu a importância que é a motolância, se tratou mais de um erro de digitação do convite da secretaria”, frisou.
Base do Samu chegou a ser ornamentada com balões durante a solenidade, que teve também estrutura de som, cerimonial e telão.
Solenidade contou com a presença de vereadores e funcionários da prefeitura municipal.
Fone: Blog do Ney Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.