Postado por Kylvio Oliveira
Aprenda A Detonar Os Pneus Do Carro Em 10 Lições
O ideal é conferir a calibragem semanalmente ou no máximo a cada 15 dias |
Tem cidadão que não tem amor ao bolso e trata os pneus do carro como um sapato velho. São aqueles que nunca se preocupam com a calibragem, catam os buracos pelas ruas, não lembram do alinhamento, balanceamento e rodízio, e ainda sobrecarregam o carro, provocando o superaquecimento da borracha. Faça um exame de consciência e veja se você é um verdadeiro detonador de pneus.
CALIBRAR, PRA QUÊ? A primeira providência básica para encurtar o prazo de convivência entre os pneus e o seu carro é ignorar solenemente aquela história de calibrá-los semanalmente. Se você é daqueles que lembram da calibragem só quando faz a viagem de férias com a família, é forte candidato ao título de detonador de pneus do ano.
O alinhamento da direção e o balanceamento das rodas ajudam a preservar os pneus |
MURCHÃO A preguiça de ir ao posto para calibrar deixou os pneus do carro murchos, com barrigas nas laterais. É situação propícia para desgastar prematuramente os ombros dos pneus, além de comprometer a dirigibilidade do carro, deixando a direção mais pesada.
DEFORMADO Quer danificar a carcaça dos pneus sem dó, provocando deformações ou rasgos nas bandas laterais ou de rodagem? Dirija sem atenção, passando por buracos ou por cima de objetos cortantes. É tiro e queda! Mas você também pode prensar o pneu contra o meio fio quando estaciona em uma descida. É uma boa forma de danificar a estrutura e até mesmo colaborar para esvaziar o pneu.
QUADRADO Deixar o carro parado por alguns meses na garagem também é garantia de detonação dos pneus. Eles acabam ficando com a base achatada, quadrada, e dificilmente retomam o formato original, resultando em um rodar desconfortável e desbalanceado.
NERVOSINHO Se você é daquele tipo de motorista metido a piloto, que gosta de arrancadas acompanhadas de cantadas de pneus, fazer curvas em altas velocidades e dar freadas bruscas desnecessárias com o carrão, certamente está contribuindo para o desgaste prematuro das bolachas de borracha.
PESADO Outra forma de contribuir com o desgaste acelerado e a deformação dos pneus é sobrecarregar o carro com frequência, ultrapassando o limite de carga útil determinado pelo fabricante. A sobrecarga superaquece os pneus, aumentando as chances de danos.
Prensar o pneu contra o meio fio é uma boa forma de danificar a estrutura |
CARNE OU BORRACHA? Aqueles que acham que rodízio só existe em churrascarias ou pizzarias também contribuem no processo de detonação dos pneus. Esquecer do rodízio dos pneumáticos é uma boa maneira de impedir que o conjunto apresente um desgaste uniforme, prolongando a durabilidade.
CUIDADO ONDE PISA E para fechar a fatura e acabar de detonar os pneus, deixando-os ressecados ou corroídos, basta estacionar sobre óleo, solventes ou qualquer derivado de petróleo. Aquele famoso “pretinho”, que deixa o pneu bonitinho, também pode conter substâncias nocivas à borracha.
TEM QUE ALINHAR? Sua vida está muito atribulada e você não tem tempo de lembrar da manutenção do carro, muito menos de fazer o balanceamento das rodas e alinhamento da direção, pelo menos a cada cinco mil quilômetros. É a condição ideal para promover o desgaste prematuro e irregular dos pneus, que podem pedir substituição muito antes do prazo que seu bolso desejaria.
Aqueles que acham que rodízio só existe em churrascarias ou pizzarias, a falta desse também contribui no processo de detonação dos pneus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.