Sobe para 5 número de mortos por causa da chuva em PE
da Agência Folha
Subiu de 3 para 5 o número de mortos em consequência das chuvas que atingem desde a madrugada de domingo a região metropolitana de Recife e Zona da Mata sul de Pernambuco.
A Defesa Civil estima em cerca de 9.400 o número de desabrigados nos dez municípios atingidos pelos temporais. Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, é a cidade em pior situação.
Dos cinco mortos, três moravam naquele município. As outras vítimas viviam em Belém de Maria e Catende, cidades da Zona da Mata sul do Estado.
Segundo o chefe da divisão de operações da Defesa Civil, major Hélder Carlos da Silva, o número de mortos pelas cheias este ano já chega a 35 em Pernambuco.
Apesar de o tempo ter melhorado ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia em Recife prevê mais chuvas para hoje, porém com menor intensidade.
De acordo com o chefe do setor de previsão do tempo do instituto, Ednaldo Correia de Araújo, um fenômeno climático em atuação na região pode manter o tempo instável até o final do ano.
O fenômeno é o aquecimento do oceano Atlântico na região litorânea, entre Natal (RN) e Recife. O aquecimento, afirmou, favorece a evaporação da água.
Em Recife, o volume de chuva registrado em setembro já superou a média do mês dos últimos 40 anos.
Segundo o meteorologista, do dia 1º de setembro até ontem choveu 290 mm na capital pernambucana. A média histórica é de 123 mm. Cada milímetro de chuva equivale à queda de um litro de água sobre uma superfície plana de um metro quadrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.