terça-feira, 30 de junho de 2015

Fotos de alunos em debate de gênero levam colégio a ser criticado nas redes

Formandos fizeram fotos em duas situações: seminus e trocando beijos.
Após críticas, colégio diz que fotos foram deturpadas e expuseram alunos.



Do G1, em São Paulo
Duas fotografias produzidas em anos e contextos diferentes levaram o Colégio Santa Cruz, da Zona Oeste de São Paulo, a ser criticado por suposto incentivo à ideologia de gênero na sala de aula. De acordo com nota da direção divulgada na quinta-feira (25), as fotos circularam nas redes sociais descontextualizadas.
A primeira imagem, feita por formandos do ensino médio de 2014, mostra estudantes sem camisa ou de sutiã na sala de aula. Segundo o colégio, a imagem foi feita sem o consentimento da direção.
A segunda imagem mostra estudantes em um pátio, simulando a troca de beijos com colegas do mesmo sexo e do sexo oposto. Em nota oficial publicada na sexta-feira (25), o diretor geral do colégio, Fábio Luiz Marinho Aidar Jr., disse que a foto dos estudantes no pátio é parte de um trabalho fotogrático produzido para debater a construção da identidade e refletir "sobre as relações homoafetivas".
Aidar Jr. disse considerar as acusações "graves" e que está "buscando as garantias legais para preservar nossos professores e estudantes de acusações injustas".
A escola diz ter tomado conhecimento, por meio de pais, estudantes e professores, de que as fotos produzidas pelos estudantes começaram a ser disseminadas pelas redes sociais com textos que "distorcem episódios que teriam acontecido" e "afetam a imagem do Colégio".
"Em uma das imagens, aparece uma sala de 3º ano do ensino médio com alunos e alunas simulando participar de uma aula em trajes inadequados. (...) A outra imagem mostra, nos jardins da escola, uma aluna do Ensino Médio, reflexiva, rodeada por um grupo de colegas, aos pares, beijando-se: mais uma vez trata-se de uma simulação, idealizada por alunos que intencionavam provocar reflexão sobre as relações homoafetivas", descreve o diretor.
 
PLANO DE EDUCAÇÃO
Plano estabelece metas até 2024

Ensaios fotográficos
Segundo Marinho Aidar Jr., "o registro integrou um trabalho de ensaios fotográficos que tematizavam a construção da identidade. Os educadores do Colégio discutiram com os alunos os temas por eles escolhidos e a adequação de expor as fotos produzidas".

No Facebook e no Twitter, porém, as fotos acabaram sendo compartilhadas por pessoas contrárias ao ensino de questões de gêneros pelas escolas.
O tema acabou provocando polêmica nas últimas semanas, reta final de implantação dos planos municipais e estaduais de educação pelo país. Em São Paulo, a discussão do plano ainda não foi finalizada.
Em 19 de junho, a Comissão de Finanças e Orçamento aprovou por unanimidade o texto do Plano Municipal de Educação sem a inclusão dos parágrafos sobre a discussão de gênero nas escolas paulistanas. O texto foi aprovado por nove votos a zero pela comissão.
A discussão de gênero foi incluída no texto original aprovado em outra comissão da Câmara, de Constituição e Justiça, junto com a Comissão da Educação. No entanto, ao chegar na Comissão de Finanças, os vereadores retiraram o termo. Essa, porém, não é a determinação final. O texto ainda deverá receber mais sugestões da comissão e ser votado, finalmente, a partir do dia 11 de agosto.
Discussão polêmica
A polêmica não é exclusiva da cidade de São Paulo. Por todo o país, o debate sobre incluir ou não a questão de gênero no plano que norteará a política educacional das redes públicas até 2024 apareceu em diversas câmaras municipais e assembleias legislativas.

Segundo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a polêmica acabou afetando o debate de outros temas importantes sobre os planos, mas, independente da inclusão ou não do termo, a Constituição Federal proíbe a discriminação. Por isso, Janine afirma que as escolas não poderão implementar políticas que promovam a discriminação de pessoas com base em gênero, etnia ou orientação sexual.
  •  
Aluno do Colégio Santa Cruz posam para ensaio fotográfico sobre homoafetividade trocando beijos. Imagens foram disseminadas pelas redes sociais como projeto de 'ideologia de gênero'; colégio nega ter dado 'anuência' ao projeto. A imagem foi editada para preservar a identidade dos estudantes  (Foto: Reprodução/Twitter) 

Aluno do Colégio Santa Cruz posam para ensaio fotográfico sobre homoafetividade trocando beijos. Imagens foram disseminadas pelas redes sociais como projeto de 'ideologia de gênero'; colégio nega ter dado 'anuência' ao projeto. A imagem foi editada para preservar a identidade dos estudantes (Foto: Reprodução/Twitter)

Aécio diz que oposição vai à PGR acusar Dilma de extorsão

Publicado por Branca Alves, em 30.06.2015 às 15:06
A medida foi anunciada após um encontro com lideranças do PSDB, DEM, PPS e Solidariedade (Foto: Divulgação)
Após trechos da delação do dono da UTC, Ricardo Pessoa, virem a público, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) anunciou nesta terça-feira (30), que os partidos de oposição vão entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República por crime de extorsão contra a presidente Dilma Rousseff e o então tesoureiro da sua campanha, ministro Edinho Silva.
“Há ali explicitado por ele (Pessoa), uma clara chantagem. Ou ele aumentava as doações ao Partido dos Trabalhadores e à campanha da presidente da República, ou ele não continuava com suas obras na Petrobrás. Apenas a presidente da República é quem teria as condições de efetivar essa chantagem, e não o então tesoureiro do partido”, afirmou Aécio.
A medida foi anunciada após um encontro com lideranças do PSDB, DEM, PPS e Solidariedade. Apesar de parte da oposição considerar que já há elementos suficientes para que se entre com um pedido de impeachment na Câmara, Aécio e outros nomes tucanos têm colocado um freio no processo e defendido que é preciso “cautela” ao tratar do tema.
Além da representação na PGR, o grupo de partidos da oposição vai apostar em outras duas frentes para desgastar o governo: entrar com um novo pedido no Tribunal de Contas da União (TCU) para que o órgão investigue também a suspeita de que Dilma continuou com as chamadas pedaladas fiscais em 2015 e acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a delação de Pessoa seja levada em conta no processo que já foi aberto no órgão contra a campanha da petista.
Para o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), essas três ações vão pavimentar o caminho para um eventual pedido de impeachment de Dilma. O senador afirma que hoje falta “muito pouco” para que fiquem configuradas as provas necessárias para abrir o processo.
Segundo líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), há consenso hoje na oposição que Dilma não tem mais condições de se manter no cargo. “A forma que ela vai sair, a oposição vai continuar discutindo”, afirmou.
(Fonte: Estadão Conteúdo)

De dentro da cadeia, presa por tráfico atualiza Facebook; 'cheguei chegando'


Paulista, Natalia Ferreira de Souza está presa em Mossoró há 36 dias.
Direção da unidade faz buscas para encontrar o telefone.

Anderson Barbosa Do G1 RN
Natalia Cleitone Meneses é investigada na operação Pedra Sobre Pedra (Foto: Reprodução/Facebook) 
 
Natalia Cleitone Meneses é investigada na operação Pedra Sobre Pedra (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma paulista de 29 anos, presa há 36 dias por tráfico de drogas na região Oeste potiguar, foi transferida nesta terça-feira (30) para uma cela isolada — chamada de castigo — após a direção da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, descobrir que ela estava postando fotos em uma rede social. A fotografia mais recente foi postada nesta segunda-feira (29), mas a página vem sendo atualizada desde o dia 17 deste mês.
No Facebook, Natália Ferreira de Souza é Natalia Cleitone Meneses. Na legenda da imagem publicada nesta segunda ela escreveu: “Cheguei chegando gata aceita q doi menos” (SIC). A frase acompanha uma figurinha com corações que diz: “se sentindo apaixonada”. Em outra publicação, feita no dia 21, Natália é irônica e faz piada: “Atenção! Para quem toma conta da minha vida... As contas deste mês já chegaram” (SIC).
José Fernandes, vice-diretor da penitenciária, disse ao G1 que Natália é natural da cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, e que está em Mossoró há 36 dias. "Estamos tentando encontrar o celular. Até lá, ela vai para o castigo, que é uma cela isolada. Além disso, vai responder administrativamente por estar de posse de um objeto que é proibido dentro da penitenciária", acrescentou. 
O vice-diretor explicou que Natália foi presa em Apodi, onde residia, mas como lá não existe uma unidade prisional feminina, ela foi transferida para Mossoró.

domingo, 28 de junho de 2015

Malafaia critica "otários" e sugere: "aqui não é EUA"


Pastor mudou conceito sobre norte-americanos em dois anos: de "maior democracia do mundo" a país de "decadência moral" após casamento LGBT

Janaina Garcia

Dois anos depois de elogiar os Estados Unidos e classificá-los como “maior democracia do mundo” e “baseada em princípios cristãos”, o pastor Silas Malafaia veio a público nesta sexta-feira afirmar que o país vive uma “decadência moral”. As críticas do pastor, líder da igreja evangélica Assembleia de Deus, tiveram como alvo a aprovação, pela Suprema Corte americana, do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão, considerada histórica, foi tomada ontem por cinco votos a quatro e vale para todos os 50 Estados americanos.
ADVERTISEMENT
 Foto: Reprodução
Pastor Silas Malafaia defende boicote à marca de cosméticos "O Boticário"
Foto: Reprodução
A legalização do casamento LGBT gerou uma reação de apoio em todo o mundo, de personalidades públicas a engajamento de usuários em redes sociais em prol da campanha.
Em seu perfil no Twitter, Malafaia se mostrou surpreso com a reação da comunidade LGBT no Brasil – onde, aliás, a união civil entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) já em 2013.
“Porque (sic) os gays no Brasil estão alegres com a aprovação do casamento gay nos EUA? Diferente do Brasil, a constituição americana não prevê casamento entre homem e mulher, por isso, a Suprema Corte teve que decidir. No Brasil, o artigo 226 parágrafo 3º determina o que é família e a permissão para o casamento. Se o ativismo gay quer mudar isso, tem que propor uma PEC no congresso nacional. Aqui ñ é EUA”, escreveu.

População judaica pelo mundo se aproxima de patamar anterior ao Holocausto

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pt-cobra-explicacao-de-ministro-da-justica-sobre-acao-da-pf-na-lava-jato,1714909http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pt-cobra-explicacao-de-ministro-da-justica-sobre-acao-da-pf-na-lava-jato,1714909

Número é de 14,2 milhões. Fora de Israel, maior comunidade fica nos Estados Unidos

28/06/2015 12:05 - Estadão Conteúdo
 Resultado de imagem para judeus
 
 
A população mundial de judeus quase alcançou o patamar anterior ao Holocausto, segundo um grupo de estudo de Israel. Atualmente, há 14,2 milhões de judeus pelo mundo, segundo o informe anual do Instituto de Política do Povo Judeu, apresentado neste domingo (28).
Quando se leva em conta os indivíduos com um dos pais judeu e que se identificam como parcialmente judeus, a cifra fica em 16,5 milhões, a população judeu que havia antes da Segunda Guerra (1939-45). Os nazistas e seus colaboradores assassinaram seis milhões de judeus no Holocausto.
A maior comunidade judaica vive em Israel, com 6,1 milhões de pessoas, seguida pelos Estados Unidos, com 5,7 milhões. O terceiro país com mais judeus é a França, com 475 mil pessoas, e o quarto é o Canadá.

PDT e PP entram na lista negra do Palácio do Planalto


O Planalto estuda punir os aliados PDT e PP pela atitude de ambos na votação da emenda que aplica o reajuste do salário mínimo a aposentadorias e pensões. De acordo com o Diário do Poder, o PT voltou a pressionar Dilma a demitir o ministro do Trabalho, Manoel Dias, indicado pelo PDT. Dias já balançou no cargo quando o presidente da legenda Carlos Lupi afirmou que “o PT roubou demais”, mas o ex-presidente Lula sugeriu a presidente Dilma Rousseff para adiar a decisão até concluir o ajuste fiscal.
Com o PP, a queda de braço não é nova: vem do apoio a Eduardo Cunha para presidente da Câmara contra Arlindo Chinaglia (PT-SP). A retaliação contra PP e PDT só sai depois de aprovado o ajuste fiscal. Mas as emendas parlamentares continuarão “presas”.
O governo foi derrotado por 27 votos. Os votos contra do PP e do PDT somam 31.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Justiça nega habeas corpus que pedia que Lula não fosse preso

Pedido ao TRF foi feito por consultor de Campinas sem ligação com Lula.
Consultor se referiu ao juiz Sérgio Moro com expressões como 'hitleriano'.





Do G1 RS
Página da Justiça Federal da 4ª Região mostra o pedido de habeas corpus em favor de Lula (Foto: Reprodução/Internet) 
Página da Justiça Federal da 4ª Região mostra o pedido de habeas corpus (Foto: Reprodução/Internet)
A Justiça Federal negou nesta quinta-feira (25) o habeas corpus preventivo que pedia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse preso na Operação Lava Jato. O pedido havia sido ajuizado pelo consultor Maurício Ramos Thomaz, de Campinas (SP), com o objetivo de proteger o ex-presidente. Conforme o autor, Lula estaria na iminência de ser preso preventivamente, o que seria, conforme a petição, "coação ilegal".
Não existe qualquer fundamento legal para a pretensão [o habeas corpus]"
João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)
O habeas corpus – uma ação judicial que assegura a liberdade do favorecido e impede a prisão – foi indeferido pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável por julgar processos da Operação Lava Jato.
Segundo o magistrado, “não existe qualquer fundamento legal para a pretensão”. Além disso, “autor popular não traz qualquer informação concreta sobre aquilo que imagina ser uma ameaça ao direito de ir e vir do paciente [Lula]".
O desembargador também negou seguimento ao habeas corpus. Gebran disse que o autor usou em sua petição notícias de jornais, revistas e portais de informação, que “não servem como fundamento”. Gebran ainda decretou segredo de Justiça por 48 horas, devido ao excesso de consultas ao Portal do TRF4 relativas a esse habeas, o que está prejudicando o sistema processual eletrônico do tribunal.
O magistrado finalizou a decisão declarando que a petição será enviada ao Ministério Público Federal "para adoção de providências cabíveis", porque o autor usou linguagem "imprópria, vulgar e chula, inclusive ofendendo a honra de várias pessoas nominadas na inicial".
Segundo o TRF-4, no pedido, Thomaz se referiu ao juiz Sérgio Moro, que é responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, com expressões como "hitleriano", definindo o magistrado como "moralmente deficiente". Disse ainda que Moro teria "fraudado a sentença de Nestor Cerveró [ex-diretor da Petrobras]".
O habeas corpus se tornou de conhecimento público nesta quinta, depois que o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que faz oposição ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff, divulgou a informação em sua conta no Twitter.
A defesa de Lula encaminhou ao TRF4 um pedido para que o pedido de habeas corpus não fosse apreciado. "O ex-presidente Lula não autoriza qualquer forma de representação judicial ou extrajudicial em seu nome, que não seja através de seus advogados legalmente constituídos para representá-lo e defender seus interesses", ressaltou a defesa.
Autor do pedido não é advogado
Maurício Thomáz é o autor do habeas corpus (Foto: arquivo pessoal) 
Maurício Thomáz é o autor do habeas corpus
(Foto: arquivo pessoal)
O autor do pedido de habeas corpus, Mauricio Ramos Thomaz, de 50 anos, disse ao G1 que não é advogado, mas tem fixação por processos jurídicos. Segundo ele, um amigo perguntou se Lula tinha chances de ser preso e ele decidiu tomar providências para tentar evitar que isso aconteça.
"Fico acompanhando processos que acho 'aberrantes'. Não tem prova nenhuma contra ele [Lula]. Fiz esse habeas corpus pedindo que não seja preso, simples. Não tenho restrição ética, não tenho OAB", afirma.
Ele disse que é "de esquerda", é paranaense e já se envolveu em outros casos no estado e também em SP e MG. Morador de Campinas desde 1997, Thomaz não tem curso de graduação. Também não tem esposa ou filhos. Se diz consultor jurídico, apesar da falta de diploma, porque amigos o procuram para debater sobre processos.
O que disse o instituto do ex-presidente
O Instituto Lula, do ex-presidente, negou que o HC – uma ação judicial que assegura a liberdade do favorecido e impede a prisão – tenha sido impetrado por ele ou por qualquer advogado ou entidade que o represente (veja ao final desta reportagem nota publicada pelo instituto). Qualquer cidadão tem o direito de acionar a Justiça para obter um habeas corpus em favor de qualquer pessoa.

De acordo com o Instituto Lula, a pessoa que tomou a atitude pode até estar tentando prejudicar o ex-presidente.
O Instituto Lula disse ainda estranhar o fato de o senador Caiado ter divulgado a imagem da página de acompanhamento processual do site do TRF-4 com os dados sobre o habeas corpus de Lula. O próprio instituto afirma que não tinha conhecimento do HC até ver a reprodução no Twitter do senador.
Veja íntegra da nota publicada pelo Instituto Lula:
NOTA À IMPRENSA
Ex-presidente não entrou com pedido de habeas-corpus em Curitiba

São Paulo, 25 de junho de 2015,
Esclarecemos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não entrou com o pedido de habeas-corpus impetrado em Curitiba, no dia 24/6/2015. Lembramos que esse tipo de ação pode ser feito por qualquer cidadão. Fomos informados pela imprensa da existência do Habeas Corpus e não sabemos no momento se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factoide.
O ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do Habeas Corpus.
Estranhamos que a notícia tenha partido do Twitter e Facebook do senador Ronaldo Caiado.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Corpo da jovem Maria Alice Seabra é encontrado em matagal em Itapissuma


Suspeito do crime é o padrasto, que levou Polícia ao local onde havia deixado a vítima

24/06/2015 15:08 - Do FolhaPE, com informações de Emília Lucena, da Folha de Pernambuco 
 
Marina Mahmood/Folha de Pernambuco

Inicialmente, buscas foram feitas em Goiana, na Mata Norte do Estado. População ajudou na procura pela jovem
Atualizado às 18h50
Marina Mahmood/Folha de Pernambuco
Suspeito se entregou à Polícia e auxiliou trabalhos
O corpo da jovem Maria Alice de Arruda Seabra Amorim, de 19 anos, foi encontrado, na tarde desta quarta-feira (24), em um matagal em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. A vítima, que estava vestida com uma camiseta vermelha e com uma bermuda amarela, tinha uma camisa ao redor do rosto. Conforme informações repassadas pela Polícia, as roupas pertencem ao padrasto dela, Gildo da Silva Xavier, 34, que confessou ter sequestrado e deixado a moça no local. Buscas foram feitas em Goiana, na Mata Norte do Estado, desde terça (23), mesmo dia em que o pedreiro se entregou. Ele teria informado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que esganou Maria Alice, saindo em seguida, mas retornando pouco tempo depois para esconder o corpo. A procura continuou durante a madrugada, mas a falta de iluminação e as fortes chuvas interromperam os trabalhos, que foram retomados na manhã desta quarta, com o auxílio do suspeito.
Reprodução/Facebook
Maria Alice teria sido morta por ciúmes e vingança
Por conta da revolta e comoção de populares, policiais precisaram intervir para manter a segurança do envolvido. Moradores do entorno ajudaram nas buscas, percorrendo, de moto, estradas de terra da região. O corpo foi encontrado em estado inicial de decomposição e sem uma das mãos. Não se sabe se a mutilação tem a ver com a forma como ocorreu o assassinato ou com a ação de algum animal. O recolhimento foi feito pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Já Gildo foi encaminhado de volta para uma cela do DHPP, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A delegada Gleide Ângelo, responsável pelas investigações, dará entrevista coletiva sobre o caso somente no início da tarde desta quinta-feira (25). Ela não confirmou se o suspeito confessou o crime, embora tenha utilizado o termo "monstro" para definir o autor do assassinato.
As causas do homicídio ainda são desconhecidas, embora a família acredite que o pedreiro pudesse ter ciúme de Maria Alice, pelo fato de ela ter iniciado um namoro, e quisesse vingança, por conta de a jovem ter contado à mãe sobre um relacionamento extraconjugal do padrasto. A moça tinha sido vista pela última vez na sexta-feira (19), quando saiu de casa, no bairro da Estância, na Zona Oeste da Capital, na companhia de Gildo. Ela acreditava que seria levada por Gildo para uma entrevista de emprego.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dois homens são presos com 300 quilos de maconha na BR-316, em Petrolândia


Droga teria origem do Maranhão e seria levada para Caruaru, no Agreste do Estado

                                                                                                   24/06/2015 14:26 - Do FolhaPE
Divulgação
Duas homens foram presos com cerca de 300 quilos de maconha na madrugada desta quarta-feira (24), na BR-316, na zona rural do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Segundo a polícia, Welington Rodrigo da Silva e Bruno Rigley Alves dirigiam duas carretas. O material, que estava prensado, foi encontrado dentro dos veículos, que têm placa de Goiás. Segundo o delegado Roberto Fonseca, a droga tinha origem do Maranhão e seria levada para Caruaru, no Agreste. Com os homens, a polícia também apreendeu cerca de R$ 3 mil, uma pistola calibre 380 e um carregador com 10 munições do calibre da pistola. Ainda segundo o delegado, com um dos homens a polícia apreendeu quatro carteiras de habilitação falsas. Os homens foram autuados em flagrante e encaminhados ao presídio.

Padrasto contou à polícia que estudante foi deixada em um matagal em Goiana


Suspeito disse que estava em outro estado e teria se entregado durante a noite


Do FolhaPE, com informações de Renata Coutinho, da Folha de Pernambuco


O padrasto da estudante de 19 anos desaparecida Maria Alice de Arruda Seabra Amorim, Gildo da Silva Xavier, de 34 anos, se entregou à polícia na noite desta terça-feira (23), segundo informações de um funcionário de posto de combustível onde Gildo teria deixado seu carro - um Gol preto. Ainda de acordo com o trabalhador, que não quis se identificar, o suspeito teria tentado estrangular Alice e saído de perto - ao voltar, teria constatado que ela ainda respirava, mas ele teria ido embora ainda assim. Gildo, após se entregar, teria ido com os policiais para a área onde havia deixado Alice, mas, por conta da escuridão, não conseguiu localizar o local. Entretanto, nenhuma das informações foi confirmada pela Polícia Civil.
Marina Mahmood/Folha de Pernambuco
Delegada está em contato com o suspeito
A Polícia Civil havia retomado, nesta terça-feira, as buscas pela estudante Maria Alice, que saiu na companhia do padrasto na última sexta-feira (19), e não voltou mais para casa no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife. A delegada Gleide Ângelo informou que estava em contato permanente por meio do WhatsApp com o suspeito, Gildo. Ainda de acordo com a delegada, ele estava em outro estado e havia a expectativa se entregar ainda nesta terça. O suposto local onde estaria a jovem, ou o corpo dela, já havia sido informado pelo padrasto. Mesmo ele não tendo confirmado se a jovem está viva ou morta, a polícia trabalha com a hipótese de ela ter sido assassinada, sobretudo pelo fato de ele a ter abandonado em um local ermo. Até às 15h desta terça, a polícia realizou várias buscas na área indicada e até o momento não teve êxito. 
Reprodução
Gildo publicou no Facebook após falar com delegada
Na noite da última segunda-feira (22), a delegada também teve acesso à senha do perfil de rede social do suspeito e encontrou uma mensagem que dizia que a garota está em um matagal no município de Goiana. Na mensagem, Gildo Xavier, que é casado há 15 anos com a mãe de Maria Alice, pede desculpas e diz que não queria fazer o que fez. Ele trata Maria Alice como filha e também diz que estava movido pelo ódio. Informantes também dizem que a delegada manteve conversas com o suspeito através de mensagens de celular, e foi aí que ele informou a localização exata de onde teria deixado Alice desde a última sexta-feira. Gildo também teria prometido se entregar à polícia, pois estaria arrependido. A família da garota esteve no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, à espera de um desfecho para o caso. O tio, Valdeir Arruda acredita que a menina realmente está morta e reforçou que nunca imaginava que o cunhado fosse fazer nada desse tipo, mas reclamou que ele sempre foi muito ciumento com Alice e que esse sequestro culminou justamente porque ela arrumou um namorado e porque ela teria denunciado uma relação extraconjugal dele com outra mulher.
>>> Leia mais: Polícia Civil inicia as investigações do desaparecimento de jovem de 19 anos
A jovem saiu de casa às 15h da última sexta-feira (19), na companhia de Gildo, que a levaria para uma entrevista em uma suposta sede da empresa, no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife. Mais tarde, ele teria ligado para a mãe da garota, que retornou a ligação. Quando a jovem percebeu que ele falava com a mãe, gritou e pediu socorro. Nesse momento, ele mandou ela calar a boca, e desde então os celulares só dão desligados. O homem vivia com a mãe dela e de outra filha há 15 anos. A família não sabe o motivo do rapto, mas acredita que seja por ciúmes, ou para se vingar, já que a moça teria descoberto uma traição e contado para a mãe.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

TARADO É PRESO EM PERNAMBUCO .

PEDOFILIA: Vigilante é preso em flagrante ao tentar estuprar menor



CUPIRA: Na noite do sábado (20), na Rua Governador Paulo Guerra, no Bairro Novo Horizonte na cidade de Cupira, mais um caso de pedofilia foi registrado. Segundo informações, o acusado João Evangelista Filho, de 48 anos, conhecido por "João Vigia", foi até a residência da sua irmã, e após várias conversas mantidas pelo WhatsApp e Facebook com a sua sobrinha, uma menor de 12 anos portadora de necessidades especiais, o irmão da criança, que é locutor de rádio descobriu as conversas, e ficou escondido em baixo da mesa aguardando a chegada de João. 
Segundo ele, o João Vigia, tirou a roupa da sobrinha e ficou apenas de cueca, neste momento o irmão da menor saiu, e entrou em luta corporal com o acusado. A PM foi acionada, e detiveram o pedófilo que foi autuado em flagrante na delegacia de plantão em Caruaru. O acusado nega o fato, e diz que não havia feito nada com a menor. Segundo informações do irmão da vítima Laureano Silva, o caso já havia sido levado ao conhecimento das autoridades, inclusive o teor das conversas mantidas entre ele e a garota.João Vigia foi Autuado em Flagrante Delito e encaminhado para um presídio de Caruaru. (FONTE: Blog Mouse da Notícia)

domingo, 21 de junho de 2015

País fechou 115 mil vagas em maio, pior resultado para o mês desde 1992


'Ainda não é um mês bom', admitiu o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
De acordo com ele, país deve registrar um segundo semestre melhor.

Gabriela Pavão e Alexandro Martello Do G1 MS e em Brasília
Manoel Dias em evento em MS, nesta sexta-feira (19) (Foto: Gabriela Pavão/G1)Manoel Dias em evento em MS, nesta sexta-feira (19) (Foto: Gabriela Pavão/G1)
O país voltou a perder vagas de empregos formais em maio. No mês passado, foram fechados 115.599 postos de trabalho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
É o pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992. Também é a primeira vez que há corte de vagas em um quinto mês do ano. Considerando todos os meses, o resultado é o pior desde dezembro, quando foram cortados 555 mil postos de trabalho.
CRIAÇÃO DE VAGAS EM MAIO
Saldo do mês, em milhares
21,5154,892,792,2107,2128,985,397,1162,8161,8155,8140,3291,8212,4198,8212,2202,9131,5298252139,67258,8-115,519952000200520102015-200-1000100200300400
Fonte: MTE
"Ainda não é um mês bom, mas toda essa redução do discurso de que parece que o emprego acabou representa 0,9% do estoque que nós temos, não é um desastre", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
"Historicamente, o primeiro semestre nunca é o melhor período para a geração de empregos. A economia se avoluma geralmente no segundo semestre", afirmou. "Embora tenhamos esse mês voltado para a redução na geração de emprego, creio que certamente vamos repor o estoque a partir do segundo semestre [...] Sou otimista e a gente tem que ser otimista."
Os dados foram apresentados em Mato Grosso do Sul por Dias, que justificou a escolha informando que o estado foi o que mais gerou emprego no mês.
"Tem setores da economia que estão bem e outros com maior dificuldade. Mas até o final do ano nós vamos retomar os investimentos todos que são necessários para a geração de emprego", afirmou Dias. "Só o fundo de garantia que é dos trabalhadores vai ter o maior investimento da sua história."
"O processo, que vai do contrato a execução da obra, demanda certo tempo [...]  historicamente o Caged teve declínio na área da construção civil, por isso acreditamos que os processos estão em execução e devem continuar no segundo semestre [...] O setor é uma grande aposta. Temos o maior programa no mundo na área da construção civil", disse ele, referindo-se ao programa Minha Casa, Minha Vida.
"É uma dificuldade que o país passa e o próprio governo reconhece e está tomando as medidas. O ajuste fiscal busca recuperar a capacidade de investimento que levará ao aumento e capacidade de geração de emprego. E nós acreditamos que no segundo semestre, levando em conta os investimentos programados e já iniciados, a gente possa recuperar e acumular no estoque mais novos empregos."
Uma aposta do governo são é o investimento do fundo de garantia (FGTS), em torno de R$ 150 bilhões este ano, dos quais R$ 68 bilhões serão destinados para a construção da casa própria para a população de baixão renda. A expectativa é de geração de cerca de 3 milhões de postos de emprego, segundo Dias.
"Ações que vão estimular as empresas e em decorrência disso já contratamos esse ano R$ 20 bilhões pelo fundo de garantia e que implica na construções de mais de 100 mil unidades.
Brasil e exterior
O ministro minimizou a perda de empregos comparando a situação do Brasil com a do exterior. "Um país que dobra seu mercado de trabalho, que dobra mercado de emprego e que aumenta em 73% o salário mínimo e aumenta em 34% a renda de todas as pessoas enquanto que o mundo está em crise."

"Você vai na Europa, estive lá agora na OIT, a Espanha tem 42% de desempregados, jovens são 58%, França, Portugal e nós passamos ao largo da crise e conseguimos chegar até aqui. Precisamos agora ajustar, de vez em quando tem que dar uma parada para ajustar."
De acordo com o ministro, a atual crise é mais política que econômica, mas acaba afetando os dois aspectos: "Toda crise é política que afeta a economia. Porque se deixar impressionar pelo discurso de certos setores, se você vai comprar um automóvel vai postergar, vai deixar para comprar depois. Ia comprar um apartamento você deixa para depois e sucessivamente".
Acumulado do ano
No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 243.948 postos com carteira assinada. Este foi o pior resultado para este período da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que começa, para o período acumulado do ano, em 2002.

Também foi a primeira vez, para os cinco primeiros meses de um ano, desde 2002, que o saldo ficou negativo. Os saldos de janeiro a abril foram contabilizados após o ajuste para empregos declarados fora do prazo, e o mês de maio ainda está sem ajuste.
Em 12 meses, o país já acumula a perda de 452.835 postos de trabalho.
Setores
A indústria foi responsável pelo maior corte de vagas no mês: foram 60.989 postos perdidos no período. "Os ramos que apresentara as maiores quedas foram: Indústria de Produtos Alimentícios (-8.604 postos), Indústria Mecânica (-8.373 postos), Indústria Metalúrgica (-7.861 postos) e Indústria de Material de Transporte (- 7.715 postos)", informou o governo.

VAGAS POR ESTADO
Em maio, em número de vagas
53433319363-217-260-694-1.039-1.173-1.262-1.361-1.405-1.631-1.679-1.924-2.101-2.125-4.046-4.758-6.717-7.303-7.419-9.627-10.024-11.105-15.815-23.037MSGOACPIRRTOROAPPAMAPRRNDFCEMTESPBSEAMSCPEBAALMGRJRSSP-20k-10k0k-30k10k
Fonte: MTE
A construção civil cortou 29.795 vagas, enquanto os serviços perderam 32.602. No comércio, foram 19.351 vagas a menos. A agricultura foi o único setor a contratar no mês, ganhando 28.362 vagas.
"A elevação do emprego na agricultura (+28.362 postos de trabalho), decorrente, em parte, da presença de fatores sazonais, foi proveniente principalmente do desempenho positivo das atividades ligadas ao cultivo de café (+16.820 postos), às Atividades de apoio à Agricultura (+4.478 postos), às de cultivo de laranja (+4.026 postos) e às de cultivo da cana-de-açúcar (+4.000 postos)", acrescentou o Ministério do Trabalho.
No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, a indústria registrou a demissão de 98.053 trabalhadores formais, enquanto que a construção civil teve 108.573 desligamentos e o comércio registrou a perda de 159.315 empregos. Os serviços, por sua vez, contrataram 78.061, a administração pública teve 14.483 admissões e a agricultura registrou 35.589 abertura de vagas.
Regiões
No recorte por regiões, houve fechamento de vagas em todas elas em maio. No mês passado, o Sudeste registrou o pior resultado, com 46.267 vagas a menos. No Nordeste, foram cortados 34.803 postos, enquanto Sul e Norte perderam, respectivamente, 23.893 e 7.948 vagas, respectivamente. Já na região Centro-Oeste, foram demitidos 2.688 trabalhadores com carteira assinada, segundo o Ministério do Trabalho.

Contudo, o saldo positivo de geração de empregos em estados pequenos como o Acre é visto como positivo pelo ministro. "Se vocês analisarem o Caged, já a partir de junho de 2014, a implantação de plantas industrias se deu mais na cidades médias e pequenas, não mais nas regiões metropolitanas, então é uma tendência, que é boa, eu creio, porque estamos espalhando pelo Brasil oportunidades de trabalho para áreas onde até então não tinha", disse.
Crise na industria
O ministro Dias reconheceu que a indústria brasileira vem sofrendo processo de crise. "Claro que o governo está preocupado e estamos instalando na próxima semana um grupo interministerial que vai cuidar, dentre estas ações, da modernização das ações dos ministérios, no que diz respeito à importação de máquinas e equipamentos, na regulação e discussão da NR12, que são reclamações que a indústria faz".